Nesta Sexta (20/maio/2016), foi realizada a 1ª Marcha Azul Marinho da Cidade de Escada-PE, região da mata sul, com 64.000 habitantes, com sua Guarda Municipal criada há 13 anos, ocasião em que participaram Guardas Municipais de várias cidades do estado de Pernambuco e de outros estados.
A Marcha Azul Marinho é um evento nacional, idealizado pelo GCM Maurício Domingues da Silva, popularmente conhecido como NAVAL, da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, representada juridicamente pela ONG SOS Segurança dá Vida, tem como objetivo realçar a importância das Guardas Municipais no sistema de segurança pública em defesa da população, mostrando à sociedade brasileira e chamando a atenção dos políticos das cidades por onde passa, que a segurança pública tem jeito, bastando que cada município cumpra com a implantação da LEI FEDERAL 13.022/2014, que define as atribuições das Guardas Municipais de todo o Brasil, como mais uma força de prevenção no combate a violência.
Com concentração na Prefeitura Municipal, após o café da manhã servido, ás 10hs a marcha saiu pelas ruas da cidade até o salão nobre do Sesi, onde aconteceram palestras. O Prefeito do município, Lucrécio Gomes realizou a abertura do evento no Sesi, o GCM Naval líder nacional das guardas municipais palestrou sobre o tema: avanços e conquistas das guardas do Brasil. O GCM Márcio, inspetor da Guarda Municipal de Caruaru trouxe o tema sobre a LEI Federal 13.022/2014 e o Comandante da Guarda de Escada, Pedro Jorge palestrou sobre a história de sua instituição.
Às 13h foi servido um
almoço e à tarde, aconteceu um torneio com 6 equipes de guardas, tendo como campeã a GM da cidade anfitriã e o 2º lugar ficou com a Guarda de Igarassu.








